ENVIO DE TRABALHOS

1. Trabalhos Científicos

1.1 Os trabalhos para o I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) estão relacionados com as temáticas/eixos referentes á inovação farmacêutica, tecnologias em saúde e empreendedorismo.

1.2 Os trabalhos encaminhados ao SIMBIFAR 2019 serão apresentados á Comissão Científica , preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a transparência do processo de seleção de trabalhos. Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.

1.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Eixos Temáticos do evento. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos, podendo conter resultados e que estejam relacionados aos seguintes eixos:

Eixo 01 –  Inovação Farmacêutica ( prospecção Tecnológica, química e biológica);

Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;

Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo

2. Submissão de Trabalhos Científicos

2.1. A submissão do trabalho deverá ser realizada até 18/08/2019 e  deve ser enviada no formato pdf,  para o e-mail:  simbifaruneb@gmail.com, de acordo com o template apresentado.

2.2. Identificação dos Trabalhos:

2.2.1. O(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) a que estiver(em) vinculado(s) o(s) autor(es) e/ou, qualquer/quaisquer informação(ões) que possa(m) identificar o(s) autor(es) serão retiradas para avaliação pelo Comitê Científico;

2.2.2. No caso de aprovação do trabalho, os autores serão comunicados através do e-mail simbifaruneb@gmail.com;

2.3. Ao receber a carta de aceite do trabalho, o autor principal deverá responder o e-mail com o “Termo de Compromisso de Apresentação”, preenchido e assinado, nos seguintes termos:

“Eu____ (nome completo do autor principal responsável do Trabalho) ____ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____ (nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comitê Científico do I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019), a publicação imediata nos Anais do evento e no site da instituição organizadora.

2.4. Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.

2.5. Os Trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019).

3. Formatação do trabalho

3.1. Os Trabalhos devem seguir o template disponível em Modelo de Template possuir, no máximo, 6 (seis) autores e não ultrapassar 02 (duas) páginas.

4. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento
O I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) conta com um Comitê Científico formado por pesquisadores, doutores e mestres que atuam nas áreas do evento, tendo, portanto, competência técnica e acadêmica para avaliar e selecionar os trabalhos que serão enviados para os seguintes Eixos Temáticos:

Eixo 01 –    Inovação Farmacêutica (Prospecção tecnológica, química e biológica);

Eixo 02 – Tecnologias em Saúde, inclusive Educação para a saúde;

Eixo 03 – Inovação e Empreendedorismo

Cada temática/eixo será coordenada por um pesquisador que atue e/ou desenvolva pesquisas na área referenciada.

A Comissão Organizadora ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos que serão avaliados pelos membros do comitê.

É importante ressaltar que os trabalhos serão avaliados por, pelo menos dois pareceristas.

No caso de haver divergências significativas nos pareceres de cada trabalho, o mesmo será enviado para um terceiro avaliador a fim de definir a recomendação ou não do trabalho.

Modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos Pareceristas, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

A avaliação será realizada através de um instrumento contendo aspectos como:

I) Cumprimento das normas para confecção;

II) Relevância;

III) Originalidade/Inovação;

IV) Método Empregado;

V) Aplicabilidade/Impactos (sociais, ambientais, tecnológicos, etc).

Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes critérios: Excelente (9 a 10 pontos), Bom (7 a 8 pontos), Moderado (4 a 6 pontos) e Fraco (< 4 pontos).

No formulário haverá ainda, os seguintes campos:

Recomendação final (concluída a análise, os avaliadores deverão indicar se o trabalho deve ou não ser aceito)

Confiança no julgamento (neste campo,  os avaliadores deverão indicar o grau de confiança do seu julgamento em termos de familiaridade/conhecimento do assunto tratado);

Justificativa da avaliação (espaço onde deverá ser comentada a avaliação do examinador) e outro campo com informações para a Comissão Organizadora.

Os trabalhos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete), a partir dos critérios:

Excelente (9 a 10 pontos)

Bom (7 a 8 pontos)

Moderado (4 a 6 pontos)

Fraco (< 4 pontos)

Os autores receberão apenas o parecer dos avaliadores, sem nenhuma identificação, a fim de preservar a identidade dos pareceristas.

Os 3 melhores trabalhos receberão certificado de premiação, com publicação nos Anais do I Simpósio Brasileiro de Inovação (Bio)farmacêutica / III Simpósio Baiano de Inovação (Bio)farmacêutica (SIMBIFAR 2019) e, a possibilidade de publicação em formato de artigo/capítulo, no vol. 3 do  livro "Pesquisa Aplicada e Inovação", editado pelo Instituto Federal da Bahia - Edifba.

5. Datas Importantes

Data máxima para encaminhamento dos Trabalhos: 18/08/2019.

Notificação de aceitação dos Trabalhos: a partir de 22/08/2019.